18/11/2022 às 08h56min - Atualizada em 18/11/2022 às 08h56min

Prefeito Emanuel Pinheiro descarta obrigar retorno de uso de máscaras em Cuiabá.

O Ministério da Saúde fez a recomendação diante do avanço da doença com o surgimento da variante Ômicron.

Na manhã desta quinta-feira dia 17, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que ainda não vê necessidade de retomar o uso obrigatório de máscaras em Cuiabá para prevenção da covid-19, mesmo após o Ministério da Saúde emitir um alerta de aumento de casos no país diante da nova sub-variante da Ômicron.

“Por enquanto não há nenhuma alteração, mas se houver algum agravamento, e Deus queira que não haja, estamos prontos para tomar qualquer medida necessária para proteger a vida e a saúde da população”, afirmou.

Esta semana, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras de proteção tendo em vista que entre 6 e 11 de novembro foram notificados 57.825 casos e 314 óbitos em decorrência do vírus no país.

A recomendação do uso do equipamento é voltada, principalmente, para pessoas com fatores de risco que podem auxiliar na evolução de complicações da doença, em especial pacientes imunossuprimidos, idosos, gestantes e indivíduos com múltiplas comorbidades.

De acordo com o prefeito, apesar de nenhum caso ter sido registrado na Capital, ele viu com preocupação a orientação e enfatizou que tem reuniões constantes com a equipe da Saúde do Município.
Apesar de descartar a edição de um novo decreto para recomendar o uso das máscaras agora, ele não afastou a possibilodade de que essa medida possa ser tomara futuramente.


"Estou acompanhando e estou muito preocupado com essa sub-variante da Ômicron que tem atingido alguns estados. Vi que em São Paulo e Rio de Janeiro, se não me engano, recomendaram o uso de máscaras em ambiente fechado e estou muito preocupado com o comportamento do vírus dessa sub-variante aqui em Cuiabá", declarou.

"Diariamente eu faço reunião com a secretária de Saúde sobre isso, com a vigilância e se precisar, é porque eles não me deram esse alerta ainda, mas se precisar eu vou reunir extraordinariamente o Comitê de Enfrentamento da Covid-19. Deus ajude que as medidas orientativas e os cuidados naturais e o novo normal que a população entrou, após o período da covid, sejam suficientes para a gente superar mais essa angustia e preocupação que toma conta de nós com a covid", emendou prefeito.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp