Nesta quarta-feira dia 23, uma nova subvariante da Covid-19 ômicron, chamada de BQ.1, foi constatada em Mato Grosso. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Em Nota, a Ses-MT salientou que a circulação da nova subvariante foi atestada por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT), em amostras coletadas em novembro de 2022, em três residentes de Cuiabá.
Mesmo que a doença se apresente de uma forma menos grave que a covid-19 e os sintomas sejam leves e até assintomáticos, os cuidados devem ser mantidos, uma vez que pode oferecer risco de internação a grupos de risco, como gestantes, imunossuprimidos, idosos, entre outros.
No momento, a SES monitora as taxas de contaminação e ocupação hospitalar pela Covid-19 em Mato Grosso e pode adotar medidas para conter a desseminação.
De acordo com o painel epidemiológico da SES, até esta quarta-feira (23) foram confirmados 841.332 casos de Covid-19 e 15.256 mortes, sendo que 824.979 estão recuperados da doença, 568 estão em monitoramento.