Cuiabá vem registrando altas temperaturas nas últimas semanas, chegando, inclusive, a ser considerada a capital mais quente do mundo, com temperaturas de até 39 graus. Com isso, as chances de chuvas intensas elevam, uma vez que ondas de calor provocam fortes precipitações. Com o aumento de temperatura, o ar fica mais quente e com isso armazena mais umidade que, em grande quantidade, se transforma em tempestades.
É o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso aponta que 116 municípios, incluindo Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis e Várzea Grande, deverão registrar chuvas intensas a partir desta quarta-feira (30).
O alerta destaca precipitações de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e raios. Mesmo assim, o calor permanecerá na capital, que deve registrar temperaturas acima de até 38 graus.
Já no sábado (03), deve chover rápido durante o dia e à noite. A umidade relativa do ar fica em 82%, e os ventos deverão atingir 12 km/h. As temperaturas variam entre 23 e 31 graus.
E o domingo (04) será ensolarado, mas deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas durante o dia e noite. As temperaturas ficam entre 23 e 31 graus. A umidade pode atingir 78%.