29/12/2022 às 15h22min - Atualizada em 29/12/2022 às 15h22min

Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos

O Rei do Futebol não resiste a complicações de um tumor inicialmente no intestino

Redação - Deilane Lima
SBTJornalismo

 

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. O Rei do Futebol não resistiu a complicações de um tumor encontrado inicialmente no intestino, em setembro de 2021. Maior nome do esporte mais popular do planeta, Pelé foi o único jogador da história a conquistar três Copas do Mundo.

O Rei do Futebol acumulou recordes e marcas impressionantes em sua carreira, vestindo a camisa do Santos, New York Cosmos e seleção brasileira. Segundo dados do Peixe, que contabiliza jogos não oficiais disputados na época, Pelé é o atleta que mais marcou gols na história, com 1282 bolas na rede. Foram 37 títulos conquistados, incluindo o tricampeonato do mundo pelo Brasil (1958, 1962 e 1970), além do bi da Libertadores e do Mundial (1962 e 1963) pelo Santos.

Vítima de um câncer no colón, Pelé conviveu por mais de um ano com idas e internações no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. No último dia 23 de outubro, o Rei do Futebol realizou uma rara aparição ao celebrar o aniversário de 82 anos. No mais, os últimos anos de vida de Edson Arantes foram discretos, sem muitas apararições públicas. O eterno camisa 10 passava a maior parte do tempo com a esposa Márcia Aoki no Guarujá, cidade do litoral paulista em que morava. 

Com o adeus, o Rei do Futebol deixa um legado imenso no esporte mais popular do planeta. No início da segunda metade do século XX, Pelé se tornou a primeira estrela a romper as barreiras do futebol e levar o esporte para os quatro cantos do planeta, nas mais variadas situações, como encontros com líderes mundiais, atores e estrelas da TV. Dentro de campo, o inesquecível Pelé foi o principal personagem que motivou a pausa de uma guerra na África.

 

Histórico de hospitalizações de Pelé

2012

Pelé é operado para a implantação de uma prótese no quadril. 

2014 

Rei do Futebol passa por uma cirurgia de remoção de cálculos renais. Exames de controle pós-operatório apontam um quadro de infecção urinária. Ex-jogador tem de ser transferido para a UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde chega a ter infecção generalizada (sepse) e parada renal - equipe médica realiza hemodiálise para ajudar o rim a filtrar o sangue do Rei. No mesmo período, é revelado que Pelé não possui o rim direito, extraído em uma cirurgia feita há mais de 30 anos.  

2015 

Em maio, Pelé fica três dias internado após uma cirurgia na próstata para tratar hiperplasia, problema que facilita a retenção de urina, aumentando a chance de infecção urinária. 

Em julho, o ex-jogador é submetido a outra internação. Dessa vez, para a realização de uma cirurgia na coluna para "descompressão de raiz nervosa". 

Em dezembro, Pelé passa pela segunda cirurgia na região do quadril, para corrigir um erro médico no procedimento realizado em 2012. 

2019 

 Pelé volta a ser internado com infecção urinária.

2021

Internado em 31 de agosto, Pelé tem identificado um tumor no colón. Rei do Futebol inicia período de tratamento para cuidar da doença.

2022

Rei do Futebol dá sequência em tratamento da doença. Em abril, Pelé é internado para mais sessões de quimioterapia. Com poucas aparições públicas, Pelé tem agravamento da doença em 30 de novembro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp