Com 73% da obra concluídos, a construção do novo Mercado do Produtor, no bairro Parque das Emas, entrou na fase final. A previsão de entrega é para os próximos meses, e a unidade será um dos principais locais para comercialização dos produtos da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde.
A estrutura e a cobertura do mercado já estão prontas. Com isso, a partir de agora o trabalho consiste na pintura das paredes, aplicação de revestimento cerâmico dos pisos e paredes dos boxes e na instalação da câmara fria.
Os próximos passos são dar continuidade aos serviços de acabamento e finalizar as instalações hidrossanitárias e elétricas.
Com uma área de 25.574,82 m², sendo 1.189,20 m² de construção, a unidade contará 53 boxes de atendimento ao público, praça de alimentação, sanitários e área de distribuição para descarga de caminhões e o armazenamento dos produtos (mini ceasa).
A partir de agora, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente deve definir junto à Cooperlaf - Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares, como será feita a distribuição dos espaços no novo espaço.
“Ainda estamos vendo como será a gestão do mercado, se vai ser através de uma associação ou da cooperativa. Nós pedimos um plano de ação, de como vai funcionar, para que a gente não cometa erros e alcance o objetivo maior que é a visibilidade e comercialização dos produtos da agricultura familiar”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
A obra está sendo realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Governo de Mato Grosso, com auxílio político do deputado federal Neri Geller e do governador Mauro Mendes. O investimento é de cerca de R$ 2,7 milhões.