13/02/2023 às 11h00min - Atualizada em 13/02/2023 às 11h00min

Município ainda não recebeu cadastro de todas as borracharias para descarte de pneus

Decreto foi publicado há pouco mais de um mês. Primeira carga de pneus recolhidos foi encaminhada no início do mês para Rondonópolis

Redação - Deilane Lima
CenárioMT
Foto: Anderson Lippi/Ascom


Continua correndo o prazo para cadastramento de borracharias para o descarte correto de pneus em Lucas do Rio Verde. No dia 10 de janeiro, a Prefeitura Municipal publicou decreto dando prazo de seis meses para que os borracheiros informem a destinação dos pneus inservíveis.
 

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, disse que o município retomou termo de cooperação com uma empresa que recebe esse tipo de material. A primeira remessa dos materiais coletados em Lucas do Rio Verde foi encaminhada no início do mês para Rondonópolis, onde a empresa fará a destinação final, conforme legislação ambiental.

“Com essa coleta que está sendo feita já tiramos 2,3 mil pneus que estavam jogados na natureza. É um volume muito grande e deve ter mais uns 2 a 3 mil para serem recolhidos”, explicou Nunes.

Um espaço está sendo preparado no ponto de coleta fornecido pelo Município, na Central Verde, para recolher esse material. A destinação inadequada, seja por populares ou pelos responsáveis pelos pneus, pode gerar multa. No caso dos borracheiros, se não efetuarem o cadastro dentro do prazo estipulado no decreto, poderão ficar impedidos de usar a Central Verde para o descarte do material.
 

“As borracharias que não fizeram o cadastro, que venham até o Paço Municipal. Não é obrigação do Poder Público de colocar esse espaço a disposição. Quem produz o lixo, tem que dar a destinação, principalmente dos pneus, que tem a logística reversa”, ressaltou o secretário.

No espaço destinado ao recolhimento de pneus não estão inclusos os usados por máquinas agrícolas, apenas de carros de passeio e caminhões.

 

 
 

 

 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp