O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde - Previlucas realizou, na tarde desta segunda-feira (13), a audiência pública anual. O encontro teve como objetivo apresentar os relatórios de governança e os resultados da política de investimentos e da avaliação atuarial.
Atualmente, a autarquia atende 1.725 segurados (ativos e inativos) da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Câmara Municipal, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e do próprio Previlucas, possuindo aproximadamente R$ 230 milhões aplicados. O recurso visa garantir o futuro dos contribuintes.
A apresentação dos números foi conduzida pelo consultor de investimentos Igor França. A autarquia fechou o ano rentabilizando quase R$ 10 milhões, o que representa aproximadamente 5% de evolução.
“Hoje a carteira está bem diversificada, ela aplica bem os índices e isso mantém a carteira estabilizada, minimizando os risco também”, esclarece França.
O Previlucas tem uma política própria de investimentos, com foco exclusivo no segmento de Regimes Próprios de Previdência Social dos Estados e Municípios e a autarquia atua na gestão financeira de patrimônios previdenciários através de decisões fundamentadas.
A política de investimento, feita anualmente, estabelece a forma de gerenciamento dos investimentos dos recursos financeiros, sendo apresentada aos conselheiros que representam os mais diversos setores do serviço público municipal e aos servidores efetivos.
A consultoria atua na verificação de cenários econômicos e analisando a carteira de investimentos, para avaliar os melhores investimentos no mercado e que garantam rentabilidade sem riscos.
Participaram da audiência servidores municipais, o diretor do Previlucas, Gilson Garcia, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Karime Souto, e representantes das secretarias.