Uma criança de 1 ano, foi picada por um filhote de jararaca esta manhã, em uma residência no bairro Verdes Campos. A criança foi encaminhada ao hospital regional pelo Corpo de Bombeiros. O animal foi morto pelos moradores e levado junto até a unidade de saúde para facilitar a identificação e auxiliar no uso do soro antiofídico. Não foi informado o seu estado de saúde atual.
“Segundo a mãe, a criança estava brincando dentro de casa e sofreu a mordida do animal, pelo que foi mostrado pra gente, acredito ser um filhote de jararaca. A picada foi na mão esquerda e, graças à Deus estamos tendo soro antiofídico.Estamos no período chuvoso, então é meio que natural os bichos virem pra dentro de casa, cobra, aranha, escorpião, por isso que a gente tem que manter o ambiente sempre limpo”, detalhou o sargento Thalmir.
“Cobras não atacam, elas se defendem, até por isso que a gente geralmente leva picada na mão ou no pé, porque geralmente colocamos perto delas, por isso que é muito importante evitar o acúmulo de materiais dentro de casa, tomar cuidado com cantos escuros”, destacou.
De acordo com o militar, o veneno despejado pela jararaca filhote costuma ser maior que uma adulta.
“A gente ouve muita gente falar que a picada da jararaca filhote tem veneno mais forte, na verdade não é que é mais forte, mas é que a cobra adulta tem, vamos dizer uma maturidade, como se fosse um sensor para destilar a quantidade de veneno necessária apenas para neutralizar a sua presa ou ameaça. Já a cobra filhote geralmente quando pica, larga tudo, por isso os efeitos acabam sendo mais fortes”, concluiu.