20/02/2023 às 10h22min - Atualizada em 20/02/2023 às 10h22min

Carnaval é período de alerta para infecções sexualmente transmissíveis

Além das vacinas, recomendação é que jovens não abusem do álcool e lembrem do uso da camisinha

Redação - Deilane Lima
Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
(Reprodução)

 

Depois de dois anos, o Carnaval de rua, com blocos, festas e ‘rolês’ está de volta. Aproveitar a folia é o que todos querem, entretanto, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, alerta para os cuidados com a saúde, pensando principalmente nas Infecções Sexual Transmissíveis (ISTs).
 

A secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, afirma que é fundamental pensar em prevenção durante esse período e no pós também. "Para as pessoas que se divertem no Carnaval, é importante ter hábitos e rotinas saudáveis, ter exames clínicos e laboratoriais e check-up em dia e o cartão de vacina atualizado, isso, inclusive, é uma recomendação a todos, até quem não gosta tanto assim da folia. As infecções sexualmente transmissíveis têm sido mais frequentes em jovens e adolescentes", diz.


Uma das ISTs que pode ser prevenida com vacina é a Hepatite B, que causa alterações no fígado e pode causar sintomas como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Se não tratada, pode comprometer o fígado, evoluindo para cirrose.


As três doses da vacina são aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, em crianças recém-nascidas, mas jovens e adultos também podem tomar a vacina em redes particulares.


Além das vacinas, a recomendação é que os jovens não abusem do álcool e lembrem do uso da camisinha, que pode evitar outras doenças graves transmitidas sexualmente, como a HIV, sífilis, gonorreia, tricomoníase, clamídia, herpes, cancro mole, Hepatite C, Vírus Linfotrópico T humano (HTLV), Doença Inflamatória Pélvica (DIP) e donovanose.


Importante reforçar que todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde oferecem preservativos feminino e masculino de forma gratuita, além dos testes rápidos para ISTs que auxiliam no tratamento precoce.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp