27/02/2023 às 09h50min - Atualizada em 27/02/2023 às 09h50min

Saúde promove palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência

Atualmente, o SUS oferta, de maneira gratuita, nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar

Redação - Deilane Lima
Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde)

 

As unidades de saúde do Rio Verde e Bandeirantes, de Lucas do Rio Verde, realizaram, na última sexta-feira (17), uma palestra para adolescentes com o tema “Viva seu tempo: Previna a gravidez na adolescência”.
 

A Escola Estadual Dom Bosco recebeu a equipe do Rio Verde, composta pela Drª Tayná Orlandi, com apoio dos agentes comunitários de Saúde, Aleciane Matos e Jorge Luiz. Já no Bandeirantes, os alunos da Escola Estadual Ângelo Nadin foram até o PSF para a palestra com a assistente social, Lara Reiz Basilio Andrade.
 

As atividades são em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que é realizada em fevereiro e tem como objetivo divulgar informações que contribuam para a redução da incidência da gravidez nessa fase da vida.
 

De acordo com a coordenadora e enfermeira Hérica Faganello, a adolescência, considerada entre 10 e 19 anos de idade, representa uma etapa repleta de mudanças físicas e comportamentais.


“A gestação nesta faixa etária é considerada de risco para saúde pública, que deve ser analisada de forma ampla, visto que está diretamente relacionada ao contexto sociocultural, econômico e político, assim como às dimensões étnicas, raciais e de gênero”, pontua.

 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta, de maneira gratuita, nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar, sendo eles: anticoncepcional injetável mensal, anticoncepcional injetável trimestral, minipílula, pílula combinada, diafragma, pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte), dispositivo Intrauterino (DIU), preservativo feminino e preservativo masculino.
 

“Estes métodos estão acessíveis aos adolescentes e a toda população nas unidades de saúde, incluindo testes rápidos para infecções. Reforço a dizer que o papel da família na prevenção da gravidez na adolescência é extremamente importante, de forma a conversar com o jovem abertamente, sem preconceitos sobre sexualidade e garantindo o acesso à consulta médica para orientações adequadas”, explica coordenadora e enfermeira Heloisa Jihane Moretto Rizzato Sartori.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp