Alunos que participam do projeto de robótica do Município apresentaram soluções inovadoras por meio de novas tecnologias à imprensa de Lucas do Rio Verde e Gestão Miguel Vaz, representada pelo vice-prefeito Marcio Pandolfi e secretária de Educação, Elaine Lovatel.
A equipe Ema Tech, nome alusivo à ave que representa a cidade e à tecnologia, recebeu os convidados com cartões de visitas, de confecção própria, e todos uniformizados em vestimentas inspiradas em super-heróis de histórias em quadrinhos, compondo máscaras e escudos e uma espécie de chapéu de pelúcia em formato de ema.
Utilizando as telas interativas (colocar link), os estudantes mostraram em vídeos o que viveram nos dias 10 e 11 de fevereiro no Torneio Sesi de Robótica, que aconteceu no Distrito Federal. Eles levaram a criação para o evento um carrinho de rolimã que, enquanto utilizado, gera energia para carregar um celular.
“Eu enxergo que o Município acertou e muito em apostar e investir na educação e tecnologia. Estamos hoje colhendo frutos de um planejamento e de um investimento permanente. Robótica, por ser algo inovador, é encantador e nos alegra ver o entusiasmo dos estudantes em poder participar e usufruir da estrutura que a Gestão oferece”, ressaltou o vice-prefeito, Marcio Pandolfi.
“O trabalho desses alunos, que foram representar Lucas do Rio Verde, é resultado de muita dedicação. É a dedicação dos nossos professores, que são ousados, instigam nossos estudantes para que eles possam ter boas ideias e participar das competições, e também dedicação dos próprios estudantes. Lucas do Rio Verde sendo representada no Distrito Federal em um importante campeonato é prova de que a nossa escola pública pode e tem condições de competir com as demais”, frisou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Desde 2021, foram adquiridos para a robótica na rede municipal de ensino 50 kits Lego EV3, 665 chromebooks, 19 gabinetes de recarga e formação para os professores responsáveis, totalizando R$ 1.644.449.