Para dar andamento ao programa de preservação ambiental Lucas do Rio Verde Legal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, se reuniu com o Departamento de Sustentabilidade da empresa Cargill, na tarde de quarta-feira (1º), no Paço Municipal. Participaram da reunião o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, o secretário da pasta, Paulo Nunes, além dos servidores da secretaria e representantes da empresa.
As ações do Lucas Legal consistem em levantar os passivos ambientais dentro das propriedades rurais do município luverdense, com o intuito de recuperar as áreas degradadas, em conformidade com o Código Florestal. O objetivo do encontro foi apresentar como o programa, criado em 2006, foi desenvolvido até o momento (chamada fase I) e os próximos passos necessários para continuidade do trabalho.
De acordo com o plano de ação da Secretaria, a iniciativa privada deve ser apoiadora da segunda fase do programa, como uma forma de incentivar investimentos dessas empresas ao desenvolvimento sustentável do município, projetando ainda esses conceitos em qualquer tipo de cadeia produtiva.
Um roteiro com essas ações e orçamento foram criados e as atividades incluem acionar uma consultoria ambiental para apoiar o Município na execução do programa, além da criação de uma certificação para empresas da cidade consideradas parceiras do meio ambiente. A meta é zerar os passivos ambientais até 2024.
O programa foi criado com objetivo de promover a regularização socioambiental das propriedades rurais de Lucas do Rio Verde, compatibilizando o desenvolvimento agropecuário e a conservação ambiental da região. O programa foi retomado com intuito de atualizar o banco de dados do georreferenciamento e viabilizar a certificação das propriedades rurais no âmbito ambiental.
A partir de agora, a empresa realizará uma avaliação do projeto, enquanto o Município busca novas parcerias com a iniciativa privada para continuidade do Lucas Legal.