04/03/2023 às 09h47min - Atualizada em 04/03/2023 às 09h47min

Agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional está disponível em Lucas do Rio Verde

A adesão ao sistema do CIN será feita, prioritariamente, para os documentos com data de expedição acima de 10 anos

Redação - Deilane Lima
Ascom Prefeitura/Rubens Junior
Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo modelo do RG, que reúne diversos documentos em um só, começa a partir da próxima segunda-feira (06), em Lucas do Rio Verde. Para organizar o fluxo, a Central de Identificação, responsável pelo procedimento, vai atender por agendamento, que deve ser feito no site da Prefeitura.

O sistema de agendamento pode ser acessado pelo link: https://agendamento.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/agenda?id=2MJSU7YVW3QRFD6IGK4C. Finalizado o agendamento, aparecerá na tela um protocolo que deve ser guardado como comprovante.

Depois, o solicitante deve ir até a Central de Identificação, na Galeria Central de Serviços, no dia e horário agendados. O departamento está localizado na Avenida Paraná, nº 766, Centro.

Em Lucas do Rio Verde, a adesão ao sistema do CIN será feita, prioritariamente, para os documentos com data de expedição acima de 10 anos. No caso de documento ilegível, esses serão analisados diretamente no departamento.

A orientação é para que apenas as pessoas que se enquadram nos critérios acima façam a nova carteira neste momento. O antigo modelo de RG, com essa mudança, passa a ter validade até 2032, sendo aceito como documento oficial. 

Confira os documentos necessários para emissão:

OBRIGATÓRIOS (Documentos originais e legíveis)
- CPF
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento (se for o caso)
- Certidão de Casamento com Averbação (se for divorciado ou viúvo)

ESTRANGEIROS
- Certificado de Naturalização Brasileira
- Certificado de Igualdade Direitos e Deveres (para os cidadãos Portugueses)

OPCIONAIS
- PIS/PASEP/NIS
- Tipo sanguíneo e fator RG
-  Cartão Nacional de Saúde (SUS)
- Título de Eleitor
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Certificado Militar
- Identidade Profissional
- Declaração de Comorbidade
- Nome social (Requerimento na Coordenadoria de Identificação)

Novo modelo
O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido e se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.

O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital - que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.


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