O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, segue reforçando a necessidade e conscientização da população quanto ao descarte correto de lixo e entulho.
Desta vez, o contentor laranja, que seria para receber o lixo úmido, como restos de alimentos e lixo de banheiro, foi carregado com pedaços de concretos (veja o vídeo). O endereço onde as equipes da coleta encontraram o bem público nestas condições foi na rua Malaquita, na região do setor Industrial III, em Lucas do Rio Verde.
O Saae ressalta que os contentores não são destinados ao descarte de materiais da construção civil, podas, móveis velhos ou entulhos.
“A autarquia tem uma equipe comprometida para realizar a coleta de resíduos no município, ou seja, quando materiais como restos de construção são jogados indevidamente, toda a logística de trabalho daquele caminhão que realiza a rota é afetada, fazendo com que a coleta não seja realizada, pois, não pode ser feita a mistura desse tipo de material com os resíduos sólidos”, afirma Jailton Marques, coordenador de resíduos do Ecoponto.
Para que a população consiga descartar outros materiais, além do lixo comum domiciliar, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conta com o cronograma de Limpeza Urbana, que contempla todos os bairros da cidade, em dias da semana diferentes. Confira (https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/coleta-de-fim-de-ano-confira-quando-o-caminhao-da-coleta-de-lixo-passa-no-seu-bairro-11051#gallery-2)
Multa para descarte irregular
Moradores que deixarem restos de construção e entulhos em calçadas ou calçamentos, de forma a impedir o acesso de pedestres, podem ser multados em 50 UFLs, conforme a Lei Complementar 103/2011.
Como denunciar?
Caso veja alguma irregularidade, denuncie por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia pelo (65) 3549-7700.