11/03/2023 às 10h05min - Atualizada em 11/03/2023 às 10h05min

Central de Identificação amplia atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Além do agendamento, serão disponibilizadas senhas por ordem de chegada

Redação - Deilane Lima
Ascom Prefeitura/Rubens Junior
Foto: Ascom Prefeitura/Rubens Junior

Visando melhorar o fluxo de atendimento para as emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Central de Identificação de Lucas do Rio Verde vai distribuir, a partir de segunda-feira (13), senhas para atendimento por ordem de chegada. Quem já fez o agendamento pelo site pode buscar a unidade na data e horário marcado. 
 

O departamento iniciou, na última semana, o sistema de agendamento pelo site para as emissões do CIN, tendo as vagas esgotadas poucas horas após lançado. Entretanto, desde então, muitas pessoas não compareceram no horário marcado, comprometendo a vaga oferecida para aquele momento na unidade.
 

Considerando isso, a Central de Identificação adotou uma nova medida, disponibilizando 20 senhas por dia para atendimento por ordem de chegada.
 

“Vamos organizar de forma a priorizar as pessoas já agendadas e a distribuição de senhas vem para tentar ocupar o espaço vago daqueles que não comparecem no horário marcado. Orientamos que quem agendou pelo site, precisa comparecer no dia e hora já agendados”, esclarece o coordenador de identificação, Lenoir Ferreira.
 

Em Lucas do Rio Verde, a adesão ao sistema do CIN será feita, prioritariamente, para os documentos com data de expedição acima de 10 anos. No caso de documento ilegível, esses serão analisados diretamente no departamento.
 

A orientação é para que apenas as pessoas que se enquadramnos critérios acima façam a nova carteira neste momento. O antigo modelo de RG, com essa mudança, passa a ter validade até 2032, sendo aceito como documento oficial. 
 

No ato da solicitação, o CPF do solicitante precisa estar com a situação “regular” na Receita Federal. Confira o passo a passo de como consultar em: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/confira-como-regularizar-o-cpf-na-receita-federal-para-emitir-a-carteira-nacional-de-identificacao-11312
 

Confira os documentos necessários para emissão:

OBRIGATÓRIOS (Documentos originais e legíveis)
- CPF
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento (se for o caso)
- Certidão de Casamento com Averbação (se for divorciado ou viúvo)

ESTRANGEIROS
- Certificado de Naturalização Brasileira
- Certificado de Igualdade Direitos e Deveres (para os cidadãos Portugueses)

OPCIONAIS
- PIS/PASEP/NIS
- Tipo sanguíneo e fator RG
-  Cartão Nacional de Saúde (SUS)
- Título de Eleitor
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Certificado Militar
- Identidade Profissional
- Declaração de Comorbidade
- Nome social (Requerimento na Coordenadoria de Identificação)

Novo modelo
O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.
 

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido e se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.
 

O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital - que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp