16/03/2023 às 09h35min - Atualizada em 16/03/2023 às 09h35min
Saiba como surgiu o dia do Consumidor
Dia 15 de março, dia mundial do consumidor: o dia que se tornou uma semana
Redação - Deilane Lima
E quem não gosta de um desconto nas compras não é mesmo? Mas, primeiro vamos ver de onde surgiu o Dia do Consumidor!
Tudo começou em 15 de março de 1962, quando John F. Kennedy o então presidente dos Estados Unidos, fez um discurso salientando os direitos dos consumidores, a segurança e o direito de escolha, entre muitos outros. Com isso, Kennedy enviou uma mensagem ao Congresso Americano, reforçando a importância dos direitos dos Consumidores, o que gerou debates em todo o mundo, fazendo com que os governos voltassem a sua atenção para as necessidades de proteção desses direitos.
Dessa forma, como resultado em 1985 a Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou diretrizes para a construção de novas leis sem benefício das relações de consumo. Onde os Direitos dos Consumidores passaram a fazer parte da Diretrizes das Nações Unidas, ganhando ainda mais reconhecimento e legitimidade.
E no varejo brasileiro o Dia do Consumidor, é uma das datas mais aguardadas para o comércio no mês de março.
O que era inicialmente um dia de promoções e debates, no Brasil se tornou uma semana recheada de oportunidades.
No Brasil, o primeiro passo para o Dia do Consumidor foi dado com a Lei Delegada nº 4, de1962, a primeira que tinha como objetivo assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo. Foi a partir dela que surgiram os primeiros órgãos de defesa do consumidor, que pressionaram o Congresso para inserir a pauta na nossa Constituição Federal, onde hoje ela se encontra no art. 5º.
A Semana do Consumidor, foi criada para impulsionar as vendas num período que, normalmente se caracteriza pela baixa no consumo após o período de festas de final de ano, carnaval e início de ano letivo.
E você irá aproveitar as promoções da Semana do Consumidor?