A programação reuniu centenas de pessoas no auditório principal e contou com uma palestra com o consultor Josep Pique. Ele veio de Barcelona, Espanha, e compartilhou experiências obtidas com pactos pela inovação na cidade espanhola, Medellin (Colômbia) e Porto Alegre (Ri Grande do Sul).
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância do ato. Ele citou que o INPacto Lucas é um processo que reúne poder público, instituições de ensino, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Os representantes desses segmentos têm se reunido buscando definir ações para a implementação de um modelo sustentável, atraindo tecnologia e criando um ambiente de inovação.
“Entendo que nós temos que começar e cabe ao poder público, além de ser o indutor, fazer o dever de casa”, explicou o gestor, citando ser necessária uma mudança de pensamento e iniciar pela base, por meio da educação. “O propósito, a visão do plano de inovação é economia verde, e temos de pensar em carbono neutro, gestão de resíduos sólidos, áreas verdes adequadas em nosso município e em mobilidade urbana”, detalhou.
Para o prefeito luverdense, o processo começou de maneira correta, pela base. E neste sentido cabe ao poder público estabelecer o marco regulatório que contará com incentivos para empresas interessadas em se instalar no município para desenvolver tecnologias.
“E com isso vai girando essa roda da inovação. Parece muito conceitual, mas tem o passo a passo tem que ser seguido. E é por isso que começamos trazendo especialistas para começar a construção pela fundação, pela base e não pelo telhado”, ressaltou.
Por meio do pacto pela inovação, o alvo é melhorar a competitividade e proporcionar qualidade de vida. Por este motivo, a iniciativa se torna um programa de Lucas do Rio Verde e não apenas da gestão atual. Para ganhar esse status é que as chamadas quatro hélices (poder público, iniciativa privada, instituições de ensino e sociedade civil) foram reunidas para elaborar o plano de ação.
O vice-governador, Otaviano Pivetta, acompanhou o lançamento do Pacto pela Inovação. Mesmo atuando na capital de Mato Grosso, ele tem mantido frequentes diálogos com o prefeito Miguel Vaz, acompanhando as ações locais. Pivetta lembrou que Lucas do Rio Verde sempre esteve à frente pela preocupação de suas lideranças em sempre buscar o melhor para o município.
“Eu gosto muito de ver o que está acontecendo. Acho que o Miguel está ciente da responsabilidade dele para esse tempo e a tecnologia, a inovação, os avanços são necessários e imprescindíveis. Quem cochilar, vai perder. E Lucas tem já essa tradição de ser inconformada e o nosso prefeito atual representa muito bem esse inconformismo e essa busca permanente pelo melhor”, avaliou.