23/03/2023 às 10h06min - Atualizada em 23/03/2023 às 10h06min

Projeto Futebol de Rua pela Educação é implantado na Escola Cecília Meireles

Iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua e Rumo Logística

Redação - Deilane Lima
Ascom Prefeitura/Maíra Matos

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua, empresa Rumo Logística e Escola Municipal Cecília Meireles lançou em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (22), na quadra de esportes da instituição de ensino, o Projeto Futebol de Rua pela Educação, com crianças e adolescentes desta comunidade do bairro Tessele Junior.
 

O projeto, sem fins lucrativos, foi criado em 2006 e é desenvolvido conforme a Lei de Incentivo ao Esporte nº 11.438. Conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para o desenvolvimento humano. Em Lucas do Rio Verde, as atividades do programa já iniciaram, sendo no contraturno escolar. Serão atendidas cerca de 100 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, de 7 a 13 anos, nos períodos da manhã e da tarde.

     
Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação, explica o objetivo da instituição.

“O projeto nasceu de um anseio do fundador em trabalhar o esporte e a educação de forma acessível para meninos e meninas que vivem em áreas e zonas de maior vulnerabilidade social. Então, essa é a pegada do projeto, é o desenvolvimento social, é o esporte para o desenvolvimento. As atividades seguem a metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores”.

Desde a criação, a organização já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes, atuando nas cinco regiões do Brasil. Com sede principal em Curitiba (PR), hoje atua em 73 núcleos, 59 cidades e 22 estados, atendendo aproximadamente 5.500 meninos e meninas, entre 7 a 17 anos, em diversos projetos sociais. 
 

Vinícius Roder Corrêa é o responsável pelas relações governamentais da Rumo Logística, empresa responsável pela construção e exploração da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Ele explicou a escolha do município para aplicação do projeto.

“Lucas do Rio Verde, por ser o município que temos como destino final da ferrovia, é de suma importância estreitar laços com projetos sociais com as cidades que fazem parte do trajeto”, analisa.

A cerimônia terminou com assinatura do Acordo de Cooperação, que autoriza o início da execução do projeto em Lucas do Rio Verde, entre o prefeito Miguel Vaz, Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação e Vinícius Roder Corrêa representando a Rumo Logística.

“Agradeço o apoio da Rumo que, antes da ferrovia chegar, já está trabalhando com projetos sociais e esse é muito importante, pois vem exatamente para contribuir à melhoria da educação do aluno. Meus agradecimentos também ao Projeto Futebol de Rua pela Educação por abraçar a nossa cidade”, discursou o prefeito Miguel Vaz.

A cerimônia também contou com a presença da primeira-dama Janice Ribeiro, secretários de Governo e Administração, Alan Togni, de Esporte e Lazer, Jackson Lopes, de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, a procuradora municipal, Derlise Marchiori, do gestor da escola, Leandro de Souza, o assessor pedagógico (representando a Secretaria de Educação), Osmar Cícero, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolecente, Debora Carneiro, dos vereadores Sandra Barzotto, Ideiva Foletto, Wlademir Mesquita, além de pais e alunos da comunidade escolar. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp