A 12ª Corrida pela Preservação da Água reuniu mais de 700 atletas profissionais e amadores para percorrer os percursos, de 10 quilômetros - para os atletas em geral, e de 5 quilômetros - para atletas residentes em Lucas do Rio Verde, na manhã do último domingo (26).
A prova contou com a presença de atletas de mais de 20 cidades, entre elas Mineiros e Anápolis (GO), e Rolim de Moura (RO). O evento é realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Lucas do Rio Verde, Secretaria de Esporte e Lazer e parceiros.
“A Corrida da Água já virou uma tradição no calendário esportivo do município e região. É um momento muito importante, ainda mais presenciando a participação de tanta gente de fora. Isso nos motiva a continuar fazendo e conquistando cada vez mais o espaço para eventos como o de hoje”, declara o secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes.
O calor não deu trégua aos atletas, mas isso não foi motivo para que os competidores não concluíssem a prova.
Para Roberta Lima Reis, 37 anos, campeã na categoria feminina, o esporte exige mais da mente do que corpo.
“Independente se que esteja calor ou frio, se você não estiver em um bom dia ou com a cabeça no lugar, o corpo não vai fluir durante a execução. É preciso um bom treinamento e claro, trabalhar a mente para que seja possível superar os obstáculos e atingir os nossos objetivos”, revela.
Marcos José de Andrade é um dos competidores que conquistou o pódio mais uma vez.
“A sensação de correr é maravilhosa. A cada competição é uma superação que enfrento, ainda mais nessa edição que eu vim participar lesionado, porém, me ausentar não me deixaria bem. A cada largada é uma sensação de dever cumprido ao atravessar a linha de chegada”, afirmou o atleta profissional.
A Corrida pela Preservação da Água faz parte do calendário da programação especial da 18ª Semana da Água de Lucas do Rio Verde, que contou esse ano com diversas atividades educativas e apresentações culturais.
“Trazer para o esporte uma temática tão importante quanto é a água mostra que o trabalho em equipe, dos colaborados do Saae e parceiros, resulta em uma grande entrega à população. Hoje, encerramos oficialmente as atividades da Semana da Água deste ano, porém, a autarquia continuará realizando nos próximos dias apresentações culturais nas escolas municipais. O nosso objetivo é levar a conscientização todos os dias e não apenas em uma data especifica”, afirma o diretor do Saae, Mauricio Fossatti.