Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) de Vila Bela da Santíssima Trindade apreenderam cerca de três toneladas de sementes para pastagens contrabandeadas da Bolívia.
O material ilegal era transportado em uma caminhonete na MT-199 quando foi parado por uma fiscalização volante, na noite de terça-feira (27.03), realizada por equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Polícia Militar.
Como o motorista não apresentou nota fiscal e nem comprovação de origem das sementes, o veículo e a carga foram recolhidos para pátio da Polícia Civil de Vila Bela da Santíssima Trindade. Lá, os fiscais do Indea, ao periciarem a carga, detectaram que a mesma era ilegal. Os fiscais, então, lavraram auto de infração em 65 Unidades de Padrão Fiscal (UPFs), que equivale a mais de R$ 14 mil.
Fiscalização de fronteira
Em Mato Grosso, o Indea é o responsável pela fiscalização na área de fronteira com a Bolívia. As equipes de fiscalização volantes estão presentes constantemente na região, monitorando veículos, observando se há neles animais, produtos ou subprodutos de origem animal e vegetal que possam transmitir pragas e doenças que causam danos à produção agropecuária e ao meio ambiente.
ASSESSORIA