04/04/2023 às 18h11min - Atualizada em 04/04/2023 às 18h11min

Energia elétrica terá reajuste de 8,6% em residências e 7,29% na indústria em MT

Com decisão, reajuste médio em Mato Grosso será de 8,8%

Redação - Deilane Lima
Repórter MT
Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (04), a Revisão Tarifária Periódica da Energisa Mato Grosso, concessionária que abastece cerca de 1,56 milhão de unidades consumidoras no Mato Grosso. As novas tarifas entram em vigor a partir de sábado (08).

Para os imóveis da indústria, o acréscimo foi de 7,29% no valor. Já para os clientes residenciais, a nova tarifa teve elevação de 8,62%. Com isso, o percentual médio da revisão ficou em 8,81% no estado.

Entre os componentes da conta que impactaram na revisão, estão os custos para compra de energia e os encargos setoriais, que são as leis aprovadas pelo Congresso Nacional para viabilizar a implantação de políticas públicas no setor elétrico brasileiro.

 

Em todo o Brasil, o cálculo do reajuste das tarifas de energia elétrica segue regras estabelecidas em contratos de concessão, que valem para todas as concessionárias de acordo com a Aneel. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser atualizado no Reajuste Tarifário Anual e com a Revisão Tarifária Periódica, a cada cinco anos.

 

De acordo com a Aneel, a Consulta Pública nº 62/2022 recebeu contribuições no período de 14/12/22 a 17/02/23. Em 09/02/23, foi realizada, em Cuiabá, a Audiência Pública nº 19/2022, oportunidade em que foi discutida com a sociedade a proposta de Revisão Tarifária da distribuidora. Estiveram presentes representantes do Conselho de Consumidores da Energisa e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp