Movimentar o corpo é muito saudável e promove o bem-estar. Por isso, a Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso, implantou o projeto “Fique bem, pense bem”, que oferece atividades laborais e filosóficas para a terceira idade que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras de Lucas do Rio Verde.
“Hoje temos um educador físico que trabalha no grupo de idosos e outros professores que administram palestras e rodas de conversas em grupo sobre diversos temas pertinentes. Eles têm a oportunidade de trabalhar a autoestima feminina, saúde da mulher, direitos dos idosos, dicas de fotografias e atividades físicas para trazer conforto e mais mobilidade no dia a dia”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.
“Trouxemos aos idosos uma ação para que eles possam entender que possuem capacidade de desenvolver alguma atividade física e que isso ajuda na saúde, além de trabalhar as questões sociais e psicológicas deles, trazendo para eles o convívio social, que é muito importante. Esperamos que essa parceria seja duradoura no nosso município”, disse o diretor-geral do IFMT, João Vicente Neto.
Dalila Fogaça, 64 anos, participa do projeto e adora.
“Já aprendi muita coisa e gosto muito de participar. Já não me vejo sem ir nos dias que tem aula”, comentou.
Cacilda Pereira dos Santos tem 72 anos e sabe que se mexer faz muito bem ao corpo.
“Gosto de todas as atividades que o projeto tem. Além de ser um meio da gente se comunicar com as amigas, alivia o stress, esquecemos um pouco das tristezas. Eu demorei achar o nosso grupo, mas agora não saio mais, se Deus quiser”, elogia.