Dia de fortalecer o conhecimento com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que foi até Sorriso, durante esta semana, para conhecer mais de perto os projetos implantados sobre sustentabilidade como o Eco Sorriso e fortalecer as ações de educação ambiental que já são desenvolvidas em Lucas do Rio Verde.
Durante a visita, a equipe luverdense conheceu os novos modelos de ecoponto adotados pelo município vizinho, esteve na Associação Sorriso de Catadores de Materiais Recicláveis (ASC) e conferiu de perto a chegada dos resíduos recicláveis coletados e a dinâmica de trabalho dos funcionários.
O roteiro foi extenso, passando inclusive pela Escola Municipal Leôncio Pinheiro que exerce ações do Projeto Escolas Lixo Zero, com inclusão de educação ambiental dentro da sala de aula. Ainda no contexto escolar, a equipe acompanhou o funcionamento do projeto de recolhimento de óleo de cozinha usado e como funciona a reciclagem, assim como o biodigestor, para produção do biogás e biofertilizante com a sobra da merenda.
A visitação contou com a equipe da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, representada pelos supervisores Luciano Lupo e Felipe de Sá Palis e pela engenheira sanitária Gilneia de Mello, que foram recebidos pelo secretário de Obras e Serviço Público de Sorriso, Milton Geller.
"É necessário fazer essa interação para que haja troca de experiência. Quem ganha é a sociedade, a agricultura e o meio ambiente. É muito bom saber que nossos vizinhos estão avançando nas questões de educação ambiental também", ressaltou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.