Estimular o protagonismo dos alunos é um dos principais objetivos do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido, atualmente, em quatro escolas de Lucas do Rio Verde. E, para incentivar a participação dos estudantes, essas unidades estão realizando a primeira Assembleia Extraordinária de Cargos (AGE).
O foco da reunião é compor os cargos dos conselhos conforme o edital de cada cooperativa escolar. Alunos voluntários dos ensinos Fundamental e Médio podem se candidatar e, em seguida, serem aprovados na assembleia.
Já a Coopereça, da Escola Municipal Eça de Queirós, que foi fundada em 2019, segue com sua composição ativa, não sendo necessário realizar a AGE neste momento.
A iniciativa das Cooperativas Escolares é desenvolver nas crianças e adolescentes o protagonismo, através dos princípios e valores de cooperação. Os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos e valores do cooperativismo enquanto aplicam uma trilha de aprendizagem cooperativa gameficada.
A Prefeitura de Lucas do Rio do Verde, por meio da Secretaria de Educação, é a primeira do estado de Mato Grosso, a implantar o Programa Cooperativas Escolares, com a parceria a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT.