Estimular o sentimento de amor pelo ambiente escolar, esse é objetivo da atividade pedagógica desenvolvida com os alunos do Centro de Educação Infantil Paulo Freire, em Lucas do Rio Verde. Durante os próximos dias, além das crianças, os pais, professores e toda a comunidade escolar podem se envolver nesse projeto.
A atividade consiste na pintura de vários desenhos infantis em uma faixa com mais de 50 metros de comprimento, que será fixada na grade de entrada da unidade. A iniciativa é uma expansão das ações de paz no ambiente escolar
“Essa faixa significa o esforço de toda a nossa comunidade em deixar essa mensagem: Tragam as suas crianças! Nós estamos cuidando e educando muito bem, com muito amor, e estamos fazendo de tudo para que a segurança dos filhos seja preservada”, comenta Edneia Rocha, gestora escolar.
Levar a arte para a escola já faz parte do currículo escolar daquela comunidade, entretanto, com a onda de violência e dos atentados que aconteceram em outras regiões do país, os professores identificaram a necessidade de trabalhar com os alunos a mensagem de paz, harmonia e respeito.
“A escola é um espaço de convivência harmoniosa. É assim que trabalhamos todos os projetos político-pedagógicos das nossas unidades escolares. A coletividade, a cooperação, o respeito e o amor entre as pessoas, tudo isso sempre é pautado. São valores que nós acreditamos que são base para uma escola segura”, diz a secretária de Educação, Elaine Lovatel
O CEI Paulo Freire atende cerca de 450 alunos, de 03 a 05 anos (creche, infantil III, IV e I, além da pré-escola), nos períodos matutino e vespertino. Todos eles devem participar das pinturas que foram desenvolvidas pelo artista Leonardo Gomes. “Eu fico feliz em participar desse projeto”, conclui o artista.