12/05/2023 às 16h23min - Atualizada em 12/05/2023 às 16h23min

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente entrega caixas de colmeia de abelha para projeto voltado para apicultura

A doação vai oportunizar a qualificação profissional para os trabalhos da apicultura

Redação - Flávia Araújo
Ascom Prefeitura
Reprodução

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde entregou, nesta quinta-feira (11), 10 caixas de colmeia de abelha e 05 núcleos de enxame para a fazenda escola da Unilasalle/Lucas. A entrega contou com a participação do secretário da pasta, Paulo Nunes, o diretor da faculdade, Irmão Marcos Corbellini, a coordenadora do curso de agronomia, Indiamara Marasca, além de servidores da Prefeitura e coordenadores da faculdade. 
 

A doação tem como objetivo incentivar a qualificação profissional de jovens estudantes e garantir a formação de novos profissionais na área de apicultura. 
 

O município já conta com o projeto Apilucas que visa fomentar a agricultura familiar e incentivar o desenvolvimento da apicultura na cidade.

“Dar continuidade a este projeto foi um desafio lançado pelo prefeito Miguel Vaz quando assumi a secretaria. Fizemos algumas reuniões e a Indiamara, coordenadora do curso de agronomia, nos procurou para trabalharmos com a apicultura. Hoje estamos dando o primeiro passo”, destaca o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
 

A parceria entre a Prefeitura, a instituição de ensino superior e o Sindicato dos produtores rurais, vai permitir a criação de uma sala temática, que será montada na faculdade, para estudos e pesquisas sobre o mel. Tanto estudantes como pessoas da comunidade que tenham o interesse em trabalhar com mel, terão acesso a este espaço.

“O cerrado é uma região propícia para a produção de mel. A pesquisa vai ajudar a complementar que tipo de abelha, os melhores florais, a melhor região e assim por diante”, aponta o diretor da faculdade Unilasalle, Irmão Marcos Corbellini.


 

A doação, regulamentada por lei aprovada na Câmara Municipal nesta semana, considera que o mercado de apicultores tem a necessidade de mais profissionais capacitados, portanto, a doação deve contribuir para que mais jovens estejam aptos a atuar neste setor.

“O mel é um produto que muita gente consome e ainda é pouco produzido. Essa também é uma fonte de renda para a agricultura familiar. Então as coisas vão se encaixando e temos bons parceiros para isso”, destaca Paulo Nunes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp