O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde realiza a higienização dos contentores de resíduos sólidos. A operação acontece há cada 30 dias. Em casos pontuais, a higienização pode ser realizada mais de uma vez, dependendo da necessidade.
São 4.600 contentores, com capacidade para mil litros cada, distribuídos e instalados em diversos pontos do município. A desinfecção e limpeza dos equipamentos evita o mau cheiro de chorume, liquido gerado pela decomposição de matéria orgânica e a possível proliferação de insetos.
Cada equipamento é colocado, mecanicamente, dentro do caminhão lavador especial, onde recebe jato d’água com alta pressão e produto específico para desengordurar e limpar. Na sequência, é realizada a limpeza externa do contentor. O operador verifica se o processo foi finalizado adequadamente e, caso ainda necessite, a operação é repetida.
“O objetivo dos contentores é reforçar o sistema municipal da coleta de resíduos, evitando o descarte incorreto e o acumulo de sujeiras nas ruas. Vale lembrar que a coleta acontece todos os dias e que é necessário a colaboração de toda a população”, afirma o coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques.
Para a colaboração do sistema de coleta que é imprescindível, em Lucas do Rio Verde, que o munícipe realize o descarte correto dos resíduos:
- Contentor laranja para resíduo úmido e o azul para reciclável;
- Descartar o lixo devidamente ensacado e fechado, para manter a estanqueidade e evitar derrames que provocam sujidade e maus cheiros, tanto nos contentores como na envolvente;
- Colocar sempre o saco de lixo dentro do contentor e nunca no chão, para evitar que os animais ou outras situações possam romper os sacos e espalhar os resíduos.