Um homem de 32 anos, suspeito de furtar duas caixas de bombom em uma de loja de conveniência na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, foi algemado, amarrado pelos pés com uma corda e arrastado por dois policiais militares na madrugada de segunda-feira (5/6).
A cena foi filmada por uma testemunha dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Mariana, para onde o suspeito, Robson Rodrigues Francisco, foi levado pelos PMs após ser detido com duas caixas de bombom avaliadas em R$ 30. Nas imagens, ele parece alterado e grita várias vezes (veja abaixo)
O próprio autor do vídeo, um arte-educador de 32 anos que pediu para não ser identificado, foi levado pelos PMs para o 27º Distrito Policial (DP) porque fez a gravação e disse ter ficado “inconformado com a forma que estavam tratando o cidadão”.
“É um absurdo os policiais tratarem um ser humano daquele jeito”, diz ao Metrópoles. “Como assim, estamos na época da escravidão?”, questiona.
Segundo ele, os policiais tentaram intimidá-lo, pedindo inclusive os documentos.
“Disseram que eu tinha que ser formado em segurança pública para questionar o que eles estavam fazendo com aquele rapaz”, frisa