Já está em casa o trabalhador Valdemir Dencati, que deu entrada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) nessa segunda-feira (05) com larvas de mosca no ouvido. Segundo a esposa, Ediane, Valdemir está em repouso após passar por uma pequena cirurgia.
Segundo a esposa de Valdemir, eles tiveram a sorte de encontrar um médico na UPA do bairro Pascoal Ramos, que teve a ideia de aplicar Ivermectina direto na orelha do paciente, quando as larvas começaram a sair para a região externa do aparelho auditivo. Segundo Ediane, isso matou os vermes e permitiu que, já no HMC, a região fosse apenas aspirada antes do procedimento cirúrgico.
O ouvido de Valdemir ainda está bastante inflamado e, segundo os médicos, não deveria ter passado pelas lavagens a que foi submetido na UPA. Agora, ele está sendo medicado em casa.
Segundo Ediane, os profissionais do HMC criticaram a demora em realizar a transferência e disseram que, se ele tivesse sido encaminhado para o Hospital Estadual Santa Casa desde o começo, não teria chegado ao ponto que chegou, uma vez que há atendimento de otorrinolaringologia (especialidade médica que cuida dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço) na unidade.
“Era tudo bem fácil, não podia chegar a esse ponto. Somente com acompanhamento para saber se vai ter ou não sequela”, disse Ediane. Segundo ela, o marido terá um retorno no hospital na próxima semana.
O caso
Valdemir Dencati deu entrada no Hospital Municipal de Cuiabá na manhã de segunda-feira (05), com larvas de mosca varejeira no ouvido. Segundo a esposa de Valdemir, Ediane, na sexta-feira (2), ele sentiu quando um inseto pousou em sua orelha, mas acreditou que tivesse espantado o animal.
Na madrugada de sábado (03), por volta das 3h, acordou sentindo muita dor e foi levado para a UPA do bairro Pascoal Ramos onde foi feita uma lavagem no ouvido e o paciente foi encaminhado para o HMC, mas não foi admitido, porque não tinha cadastro no Sisteg, sistema da regulação em saúde. Aconselhados, foram até a Policlínica do Verdão, onde um novo encaminhamento foi entregue ao casal, que mais uma vez não foi admitido no Hospital Municipal de Cuiabá.
Eles voltaram para a UPA do Pascoal Ramos, onde ele ficou internado e recebeu medicamento na veia. Fizeram mais uma lavagem e começaram a tratar como se fosse uma inflamação no ouvido. Somente após pagar uma consulta em uma otorrinolaringologista conseguiu comprovar que haviam vermes no ouvido do marido.
No momento mais grave, no domingo, as larvas estavam saindo para a região externa da orelha do trabalhador.