A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde alerta a população para que tutores de animais (cães e gatos) não faltem em cirurgia de castração, conforme o agendamento prévio, na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC).
Apesar do procedimento ser ofertado de forma gratuita para pessoas de baixa renda, cadastradas no CadÚnico, e os responsáveis por ONGs protetoras de animais de Lucas do Rio Verde, a equipe da secretaria é que viabiliza a cirurgia, em parceria com a Alpatas.
A secretaria registrou o número de 76 faltas nas marcações realizadas neste ano de 2023. Dentre os motivos: o animal fugiu, desistência do tutor ou ausência por motivos pessoais.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente alerta que os munícipes com o cadastro aprovado e o animal apto para a cirurgia não comparecerem no dia e horário marcado voltarão para o fim da fila de cadastros.
Além dos 76 faltantes, outros 54 animais não puderam realizar o procedimento por falta de preparo do animal para a cirurgia, como o tempo de jejum necessário antes da castração.
Em balanço feito pela equipe veterinária que realiza as castrações, do começo do ano até agora, foram 586 animais castrados, todos enquadrados nas categorias iniciais para participar do programa de castração. Do total de animais castrados, 393 são felinos e 193, cães.
COMO FAZER O CADASTRO
No site da Prefeitura, o munícipe deve acessar o banner no topo do site "UPC - Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos".
Ao ser redirecionado para a página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, leia atentamente todas as informações para a realização do procedimento.
Ao fim da página, estão descritos os documentos necessários. Ciente de todas as informações e com os documentos em mãos, acesse “Solicitação de Castração”.
Depois, acesse o seu cadastro no portal ou faça seu cadastro (caso não tenha).
Link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=cad-castracao