Após as denúncias contra os donos de uma escola particular de educação infantil do Cambuci, zona sul de São Paulo, virem à tona, mães e pais de alunos descobriram episódios de maus-tratos a que os filhos eram submetidos.
Um dos casos mais graves envolve a filha da analista financeira Larissa Rodrigues, 35 anos, que em um dos castigos teria sido colocada no meio de uma roda para que outros alunos, por ordem dos proprietários, a xingassem.
A filha de Larissa, hoje com 8 anos, é descrita como uma criança muito sensível e emotiva.
“Ela chora quando não entende uma lição ou simplesmente se fica nervosa. Isso incomodava os donos, que a hostilizavam”, afirma a mãe. “Só agora descobri que o diretor a puxava e arrastava pelo capuz do casaco até a sala escura do castigo. Uma vez ficou tanto tempo lá que pegou no sono.”
Larissa tem outro filho, de 7 anos. Os dois saíram da escola no final do ano passado, depois que a mãe descobriu que a direção não havia cadastrado as crianças no sistema da Secretaria de Estado da Educação.
“Fiquei muito irritada com isso e resolvi tirá-los da escola, mas nunca poderia imaginar que as crianças eram maltratadas”, conta.
Com o caso no noticiário, Larissa os chamou para conversar e pediu que contassem tudo o que lembravam.
“Só então descobri o que acontecia. Estou em choque”, diz. “Você não imagina a dor de ouvir sua filha contar que foi colocada no meio de uma roda para ser xingada pelos colegas. E o amiguinho que não xingasse era colocado de castigo”, afirma a mãe.
O filho de Larissa contou que também ficava na sala escura, mas o que mais o marcou era ser “obrigado” a comer toda a comida do prato. “Se ele não comesse, o diretor abria sua boca à força e colocava toda a comida goela abaixo.”
Larissa foi uma das mães ouvidas esta semana pelo delegado Fábio Daré, do 6º DP de São Paulo. Segundo ela, os filhos dizem que nunca contaram nada porque tinham medo do diretor.
Outra mãe ouvida pela polícia foi a nutricionista Carina Pereira Barbosa, 37 anos. Ela é mãe de um menino de 8 anos e de uma menina de 1 ano e meio – a criança que aparece em um vídeo sendo obrigada, aos gritos, a guardar brinquedos em uma caixa.
VEJA VÍDEO: