01/07/2023 às 09h07min - Atualizada em 01/07/2023 às 09h07min

Uso do fogo em áreas rurais está proibido a partir deste sábado em MT

Redação
Nortão MT
Reprodução

Está proibido, a partir deste sábado (1º), o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em todo território de Mato Grosso. O período proibitivo está previsto no decreto nº 1.356, de 13 de abril de 2022, publicado pelo governo do Estado e, determina a proibição das queimadas em áreas rurais até 31 de outubro deste ano. O Estado é o líder em focos de incêndio deste ano no ranking nacional, com mais de 5,9 mil pontos.
 

O decreto, além de declarar situação de emergência ambiental entre maio e novembro, considera as condições climáticas do período, com previsão de estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais. Em áreas urbanas, o uso do fogo é considerado crime ambiental em qualquer época do ano, conforme previsto na Lei federal nº 9.605.
 

Conforme o boletim diário de focos de incêndio em áreas protegidas e territórios indígenas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta sexta-feira (30), com seis queimadas monitoradas por satélite, Mato Grosso é o estado com mais focos de calor ativos no dia. Ele é seguido por Rondônia e Amazônia, ambos com quatro focos, e Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, com três.
 

Conforme o Inpe, com 5.979 focos de incêndio registrados entre 1º de janeiro a 30 de junho, Mato Grosso lidera o ranking nacional com o maior número queimadas no país. O estado é seguido por Maranhão, com 2.438 focos, e Tocantins, com 2.438.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp