A queima prescrita de fogo feita e controlada pelo Instituto Chico Mendes, do ICMBIO, chamou atenção por pessoas que trafegavam pela MT-251, na noite de quinta-feira (13). As chamas percorreram o Km 45 e duas equipes de bombeiros foram enviadas para dar apoio e acompanhar o procedimento.
A queima prescrita é uma atividade prevista no Manejo Integrado do Fogo (MIF), que visa conservar, planejar e monitorar ações, além de recuperar áreas atingidas pelas chamas.
De acordo com o Corpo dos Bombeiros Militar, o Comando Regional de Cuiabá e o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), monitoraram em tempo real, via satélite, as condições do manejo de fogo.
Duas equipes de Bombeiros foram enviadas ao local para impedir a propagação do fogo em apoio ao Instituto Chico Mendes e permanecem para fazer o rescaldo ‒ procedimento para evitar a reincidência do fogo. A queima prescrita foi concluída por volta das 22 horas.
Pessoas que passavam pelo local se assustaram com a proporção das chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros, mas a brigada estava lá ajudando no controle do procedimento.
Vídeo: