A Saúde Pública de Cuiabá, sob gestão do Gabinete Estadual de Intervenção, vai receber nos próximos dias R$ 41 milhões de recursos do Ministério da Saúde, para custeio de ações de reestruturação da rede assistencial. A confirmação da chegada dos recursos federais foi dada nesta segunda-feira (11).
O valor foi solicitado pela interventora Danielle Carmona, em conjunto com a Bancada Federal de Mato Grosso, em reunião realizada em abril deste ano com a ministra Nísia Trindade Lima. O pedido foi feito depois que a intervenção encontrou uma rede colapsada em todos os níveis de atenção à saúde da Capital.
“Recebi hoje do Ministério da Saúde a confirmação que nosso pedido foi aprovado e que teremos esse reforço para dar continuidade ao trabalho de recuperar a rede de atendimento em Cuiabá. Em nossa conversa, apresentamos para a ministra Nísia o trabalho que estamos fazendo para que a população da Capital tenha um atendimento digno. A aprovação nos mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade. O apoio dos nossos senadores e deputados federias foi fundamental para a aprovação desse recurso”, destaca a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona.
O valor será investido nas ações que constam no Plano Fortalecimento da Rede Assistencial de Saúde de Cuiabá de 2023, que foi entregue à ministra Nísia.
O plano prevê, entre outras ações, a organização do fluxo de atendimento, aumento de serviços disponíveis à população e a aquisição de equipamentos e insumos.
“Encontramos um cenário de caos e ainda estamos trabalhando para conseguir levar à população um atendimento digno. Sabemos que temos muito ainda para fazer, mas já conseguimos, por exemplo, levar medicamentos para todas as farmácias, completar as equipes das unidades básicas de Saúde, entregar a UPA do Jardim Leblon. A energia que nos move é saber que entregaremos uma Saúde muito melhor”, ressalta Carmona.