A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (25), um dos integrantes do grupo filmado chicoteando um devedor em Cuiabá.
Sérgio da Silva Cordeiro, que era considerado foragido, se apresentou na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos da Capital (Derf), responsável pela Operação Piraim. A ação investigou o grupo conhecido como "cobradores do chicote".
Ainda são procurados pela Polícia Civil: José Augusto de Figueiredo Ferreira, Benedito Luiz Figueiredo de Campos e Guilherme Augusto Ribeiro.
Dois investigados foram presos no dia da deflagração da operação, em 20 de setembro.
O grupo é alvo de inquérito na Derf da Capital depois de açoitar uma vítima, em maio deste ano, e divulgar imagens da ação criminosa.
As agressões físicas, desferidas com uso de um chicote, foram gravadas em vídeo pelos próprios criminosos e expostas na internet, no mês de agosto, e se propagaram pelo País.
Denúncias que possam levar ao paradeiro dos foragidos podem ser feitas ao número 197, com sigilo garantido.
Crimes
A investigação da Derf Cuiabá apurou que a vítima foi abordada pelo grupo criminoso na Avenida República do Líbano, no estacionamento de um posto de combustíveis, na Capital.
Ele então foi levado para um terreno na Miguel Sutil, onde foi chicoteado.
Na sequência, o pai da vítima recebeu uma ligação telefônica, feita do aparelho celular do filho, onde o interlocutor dizia que credores queriam receber dívidas contraídas pela vítima.
O pai chegou a oferecer um veículo avaliado em R$ 80 mil, contudo os criminosos disseram que a camionete não quitaria a dívida.
A vítima, receosa pela sua integridade física e de seus familiares isentou os responsáveis no dia em que foram conduzidos à delegacia, em flagrante.