26/09/2023 às 17h30min - Atualizada em 26/09/2023 às 17h30min

Sema desmonta garimpos ilegais e aplica R$ 130 mil em multas

Operação ocorreu nos municípios de Colíder, Carlinda e Paranaíta

Redação
Mídia Jur
Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, realizou, na Região Norte do Estado, mais uma fase da Operação Amazônia, para o combate à extração ilegal de minérios. A ação resultou na apreensão de 12 equipamentos, sete autuações com embargos e na aplicação inicial de R$ 130 mil em multas.

A operação ocorreu nos municípios de Colíder, Carlinda e Paranaíta, entre os dias 19 e 21 de setembro, com base em alertas remotos de monitoramento por satélite, na investigação feita pela Superintendência de Fiscalização da Sema, bem como por meio de denúncias formalizadas pelo canal da ouvidoria da Pasta.

Durante a fiscalização foram realizadas autuações nos empreendimentos que operavam sem Licença de Operação para a atividade de extração mineral e embargados àqueles que operavam de forma irregular, os quais foram multados e tiveram os maquinários apreendidos.
 

Ao todo foram apreendidas quatro máquinas escavadeiras e oito motores estacionários. Os equipamentos foram destinados para as Prefeituras de Colíder e de Paranaíta, como fiéis depositárias.

A Operação Amazônia foi deflagrada em março deste ano pelo Governo de Mato Grosso, que colocou 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto para promover a responsabilização de infratores contra crimes ambientais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp