Em depoimento à Polícia Civil, uma das detentas informou que ela e sua colega de cela pagaram R$2.500 para a policial penal, identificada pelas iniciais D.C.S., de 50 anos, pela droga entregue dentro de um pacote de absorventes na Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis na quarta-feira (27). A policial teve a prisão em flagrante convertida para preventiva pela Justiça e ficou em silêncio durante depoimento à Polícia Civil, de acordo com informações.
De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 7 horas, a policial penal chegou na unidade prisional junto de outra servidora para liberar as detentas da cela 7 para que fossem prestar serviço de reciclagem. Nesse momento, D. foi até a cela 6, pegou um pacote de absorventes e entregou na cela 5.
A policial penal com quem D. chegou perguntou porque ela estava entregando os absorventes naquele momento e a suspeita respondeu que o absorvente veio de fora do presídio, ao que a policial percebeu que a marca na embalagem é a mesma distribuída para as reeducandas do presídio.
A líder de disciplina foi informada da atitude suspeita de D. e decidiu fazer uma revista na cela, onde o pacote foi encontrado. O pacote estava com cheiro de maconha, segundo as informações policiais. Ao solicitar que as detentas saíssem da cela, a reeducanda C.M.G.S., de 28 anos, foi vista retirando um absorvente de dentro da calcinha e o dispensando no tanque de lavar roupas, ao verificar o conteúdo, foi encontrada uma porção de maconha.
Durante depoimento, a detenta L.S.B., de 36 anos, informou que ela e sua colega de cela R.M.S.S., de 23 anos, pagaram R$2.500,00 a D. para que ela entregasse a droga a elas em sua cela. Declarou que o valor fora dividido pelas duas, que pediram a terceiros que pagassem a policial penal do lado de fora do presídio.
L. disse ainda que C., flagrada dispensando a droga, não teve nada a ver com a compra do entorpecente e que ela venderia sua parte da maconha dentro do presídio. “Eu iria ganhar dinheiro com esta droga”, disse a reeducanda. A policial penal foi presa em flagrante, na quarta-feira (27) e teve a prisão preventiva convertida no final da manhã desta quinta-feira (28).