Equipes policiais que integram a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso (FiCCO/MT) apreenderam duas cargas de cloridrato de cocaína nos últimos 15 dias, nos municípios do Porto dos Gaúchos e Juara, que totalizam quase uma tonelada da droga. O entorpecente seria enviado para estados da região Nordeste e Sudeste do País.
Segundo a Polícia Civil, Toda a droga apreendida representa um prejuízo ao crime organizado estimado em R$ 35 milhões.
O primeiro carregamento foi localizado no final de setembro, na zona rural de Juara, a partir de diligências da FICCO/MT realizadas em conjunto com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Militar de Sinop e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sorriso. Os 500 quilos de droga estavam enterrados em área próxima a uma pista clandestina de pouso no município.
Nesta segunda-feira (9), equipes da FICCO/MT localizaram uma nova carga de entorpecentes na região norte do estado, que estaria sendo acomodada em um fundo falso de um caminhão.
As informações de inteligência levaram os policiais a identificarem e localizarem o caminhão suspeito nas proximidades da cidade de Porto dos Gaúchos. Ao abordarem o caminhoneiro, em um fundo falso, os policiais confirmaram o carregamento da droga com cerca de 500 quilos de cloridrato de cocaína.
A cocaína da segunda apreensão estava embalada com uma imagem do ator Al Pacino, no papel de Tony Montana, no filme Scarface, que conta a história do líder do tráfico de cocaína em Miami (Estados Unidos).
O delegado Gustavo Godoy, da Polícia Civil, afirma que o motorista foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e conduzido a delegado.
O supervisor da FICCO e delegado da Polícia Federal, Antônio Flávio Rocha Freire, aponta que a droga iria abastecer o mercado dos estados do Nordeste e Sudeste brasileiro. A autoridade policial aponta que as investigações irão avançar para identificar os receptores dessa carga de droga.
"É um trabalho de suma importância por que são milhares de famílias que deixaram de ser destruídas por conta dessa droga. São jovens que deixaram de entrar no mundo das drogas. É um trabalho contínuo da FICCO de combater as facções criminosas que atuam no ramo tráfico de drogas", declarou.
A FICCO-MT é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar. A força integrada tem como objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.