O primeiro avião enviado pelo governo para resgatar brasileiros nas zonas afetadas pelo conflito no Oriente Médio pousou em Tel Aviv, capital de Israel, nesta terça-feira (10). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave pousou no Aeroporto Ben-Gurion às 15h41 no horário local (9h41 no horário de Brasília).
O modelo KC-30 tem capacidade para cerca de 210 passageiros. A previsão da FAB é que o avião comece a viagem de retorno ainda nesta quarta, por volta das 19h no horário local (13h em Brasília) – e pouse na capital federal na madrugada desta quinta-feira (11).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação.
A pasta informou que será dada prioridade para cidadãos que moram no Brasil e não tinham passagem comprada para voltar de Israel, já que o aeroporto internacional de Tel Aviv está operando normalmente para voos comerciais. Como mostramos mais cedo, o número de brasileiros que pediram repatriação na zona de conflito ente o Hamas e Israel subiu para 2,3 mil.