Paulo Renato Foletto, pró-reitor Administrativo do Unilasalle Lucas, destacou que a instituição vem acompanhando o desenvolvimento social e econômico do município por isso procura expandir sua grade de cursos presenciais e EAD conforme as demandas geradas por esse processo.
“Esse desenvolvimento não é sustentável se não tiver mão de obra extremamente preparada. Então o Unilasalle entra com aquilo que tem de melhor que é a oferta dos nossos cursos de graduação. São 11 cursos sendo ofertados presencialmente e mais de 30 em EAD. Penso que nesse momento esses cursos que estão sendo ofertados vão ao encontro, principalmente da vocação regional que Lucas Rio Verde apresenta. E a nossa grande novidade, que é o curso de Biomedicina, é a ser ofertado também 100% presencial”.
Os interessados em ingressar nos cursos do Unilasalle Lucas podem usar a nota do Enem, prestado a partir de 2014, ou mesmo passar pelo processo seletivo. No caso do Enem, as inscrições podem ser feitas até 23 de novembro pelo site da instituição. Já no processo seletivo, o interessado terá de fazer uma redação no dia 3 de dezembro. A inscrição pode ser feita até o dia 29 de novembro pelo site.
“Sobrando vagas nos 2 processos, temos o processo seletivo continuado, que vai até o cumprimento de todas as vagas”, orientou Foletto.
Como instituição filantrópica que não visa lucros, o Unilasalle Lucas oferta bolsas de 50% e 100% nos cursos presenciais e EAD.
“Vai ser aberto um edital semana que vem. O candidato a essa bolsa deve se inscrever e cumprir com todas as características de vulnerabilidade social. A partir daí é feito todo um processo porque a gente sabe que às vezes, as bolsas ofertadas nem sempre são suficientes para toda a comunidade”, avalia Paulo, citando que uma assistente social auxilia para que o processo seja conduzido de forma isenta. “Levando em conta quem tem maior vulnerabilidade social”.
Outra possibilidade para bolsistas é o programa Prouni, do Governo Federal.
Além das bolsas, os acadêmicos contam com descontos e bonificações em alguns cursos mais incentivados pela instituição. Esses benefícios vão de 10% a até 40%.
O pró-reitor acadêmico chamou a atenção para a funcionalidade dos cursos EAD. Apesar de o ensino ser à distância, o acadêmico pode usar a estrutura do Unilasalle. “Nós temos a biblioteca de forma presencial, com mais de 40 mil obras, fora toda a questão online. Nós temos os nossos auditórios, nós temos as nossas semanas acadêmicos, nós temos todos os nossos processos que outras instituições não o têm. Então todo o nosso portfólio, toda a nossa estrutura física ofertada ao aluno presencial, também é ofertada ao aluno do EAD, né? Obviamente que a forma de aula é uma forma diferente e justamente por alguns critérios que cada candidato vai julgar, ser aquilo que mais necessita naquele momento”, explicou.
A instituição ainda com eventos que permitem à comunidade conhecer a estrutura física e os profissionais responsáveis pelos cursos. A Feira de Profissões, realizada anualmente pelo Unilasalle, acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro.
“Serão 2 dias intensos onde nossa comunidade acadêmica vai estar totalmente disponível. Esse ano com uma outra novidade que nós estamos lançando”, destacou Foletto.
“É um momento em que a comunidade, os candidatos e os alunos poderão participar. Serão ofertados workshops, será ofertada toda a vivência de todos os cursos e inclusive algumas vagas em aulas daquele dia, ofertadas naqueles cursos”, explica. Neste caso, será possível assistir a uma aula de anatomia em Medicina Veterinária. “Eu vou estar com a mão na massa ali, participando daquela aula, para já ter uma experiência do que será no ano que vem, quando ele já for acadêmico”, descreve.