Dois sargentos da Polícia Militar da 18º Companhia Independente de Polícia Militar, entraram em discussão dentro das instalações do próprio quartel, quando o 3º Sargento Gabriel Castella disparou 6 vezes na região do tórax do 2º Sargento Willian Ferreira, que foi socorrido ao Pronto Atendimento Municipal de São José do Rio Claro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em seguida.
Segundo informações preliminares, o 3º Sargento Gabriel com a sua guarnição que estava de serviço, aguardava o 2º Sargento Willian para a troca de turno, mas Willian chegou com aproximadamente 1 hora de atraso no quartel e visivelmente alterado. Neste momento deu início a uma discussão entre os militares dentro do quartel.
A fonte que não quis se identificar, disse que o 2º Sargento Willian Ferreira, teria partido para cima do 3º Gabriel Castella, foi neste momento em que Gabriel teria sacado a arma e efetuado vários disparos contra seu companheiro de farda.
O Tenente Cel. Cristyano Cássio Gonçalves Vasconcelos, esteve no Pronto Atendimento Municipal, porém, disse que não iria comentar nada sobre o fato naquele momento.
O corpo do 3º Willian Ferreia, foi encaminhado para perícia no município de Diamantino –MT.
Já o Sargento Gabriel Castella, se entregou na própria Companhia Independente de Polícia Militar de São José do Rio Claro. Imagens internas do quartel, devem ajudar a esclarecer todos os fatos que terminou em tragédia.