24/10/2023 às 10h42min - Atualizada em 24/10/2023 às 10h42min
Violência Doméstica: É uma das ocorrências mais recorrente em Lucas do Rio Verde
O município de Lucas do Rio Verde disponibiliza o Botão do Pânico para vítimas de violência doméstica, que pode ser solicitada através da Guarda Civil Municipal
A violência doméstica é uma forma de abuso cometida por um parceiro íntimo ou membro da família. Isso pode ser violência física, violência sexual, abuso emocional ou abuso econômico.
Quando uma pessoa em um relacionamento usa poder e controle para fazer a outra pessoa se sentir pequena, assustada e impotente. Pode incluir controlar com quem eles passam o tempo e o que fazem com seu dinheiro. A violência doméstica pode acontecer em qualquer ponto de um relacionamento, desde o primeiro encontro até depois do dia do casamento.
No entanto, por motivos de vergonha das vítimas e também por motivos culturais (que pregavam que os problemas que ocorriam no lar deveriam ser mantidos na família), não se falava até recentemente e têm sido de responsabilidade e interesse único e exclusivo dos envolvidos há muito tempo. Era algo que pouco se falava abertamente, até o momento em que ocorreu uma grande tragédia, como um assassinato.
É importante lembrar, que a violência doméstica não acontece apenas com as mulheres - acontece com os homens também!
Entenda a Lei Maria da Penha A Lei Maria da Penha foi criada no Brasil para proteger as mulheres da violência doméstica. É um instrumento legal que permite a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, agressão sexual e perseguição.
A lei tem sido usada para ajudar muitas mulheres a escapar de situações perigosas. Também ajudou a aumentar a conscientização pública sobre o assunto e a defender mudanças nas políticas para proteger todas as mulheres dessa violência. No município as vítimas podem está ligando para a Guarda Civil Municipal, que disponibiliza o "Botão do Pânico".
Botão do pânico é um aplicativo de celular que agiliza o atendimento entre mulheres vítimas de violência doméstica. O software é destinado às mulheres com medida protetiva decretada pela Justiça. Para ter acesso ao aplicativo, as vítimas devem ligar para a Guarda Civil Municipal, que está agendando as visitas domiciliares para o procedimento de instalação do Botão do Pânico pelo celular das mulheres. O telefone de contato da Guarda Municipal é o (65) 99270-0805 (atendimento via whatsapp) ou 153. O endereço da Guarda é na Rua Sarandi, n° 2.201 E, bairro Rio Verde. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.