O sonho da duplicação da BR-163, até Lucas do Rio Verde, está mais próximo de se tornar realidade. Nesta segunda-feira (30), em Cuiabá, foi realizado o lançamento da licitação de novo trecho para duplicação da rodovia federal, entre Nova Mutum e a cidade luverdense. O ato histórico é caracterizado como um marco para a logística da região.
Conforme o Governo de Mato Grosso, serão investidos mais de R$ 650 milhões neste trecho de 80 km. Além disso, estão previstos a recuperação de 8 km, construção de seis viadutos, uma ponte dupla, além da obra de duplicação entre os dois municípios.
A previsão é que o processo licitatório dure cerca de 60 dias e, de acordo com o cronograma, a obra inicie com o término do período chuvoso. Após a ordem de serviço, o prazo para execução é de 24 meses.
"Esse é um plano muito audacioso, de cumprimento de metas, que até o final de 2025 o Governo deve concluir esse trecho. É mais uma atitude corajosa do governador Mauro Mendes,do vice-governador Otaviano Pivetta", comenda o secretário de Governo, Alan Togni, que representou o prefeito Miguel Vaz durante a solenidade em Cuiabá.
Esse é o segundo trecho de duplicação lançado pelo Estado. Em julho de 2023, o Governo iniciou a obra de infraestrutura no trecho entre Diamantino (Posto Gol) e Nova Mutum, com investimento de R$ 618 milhões.
“Hoje é mais um passo da bela história que Mato Grosso está construindo, dando a ordem de serviço para que a Nova Rota do Oeste possa fazer o processo de licitação e contratação da empresa, e para que, assim que pararem as chuvas, tenhamos mais 80 quilômetros de obras importantes na BR-163”, destacou o governador, Mauro Mendes.