Não tem hora para iniciar os estudos e, a prova disso, são os mais de 40 alunos que se formaram em Lucas do Rio Verde, através do Programa Mais MT Muxirum. A terceira turma rendeu sorrisos, lágrimas e muito orgulho dos familiares, professores e autoridades que encheram o auditório do Paço Municipal, na noite desta terça-feira (31).
O programa é desenvolvido por meio do regime de colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O objetivo é reduzir a taxa de analfabetismo e, para isso, é colocado em pratica o apoio técnico e pedagógico, através de profissionais capacitados.
A professora Marcia Evangelista de Almeida, que foi uma das alfabetizadoras do programa, se mostrou emocionada por entender que de alguma forma marcou a vida dos alunos.
“É importante e gratificante ver o sucesso dos alunos, a evolução deles é memorável e, com certeza, levaremos para a vida toda. Ser professora é isso, levar o conhecimento e o ensino, com dedicação, amor e qualidade, com isso teremos sempre bons resultados”, discorre.
Empenho e dedicação foram ingredientes cruciais para que o casal de alunos, Eloilda Padilha Pipper e Nildo Gelatti Pipper, concluísse a formação.
“Estamos tão felizes. A professora Neide nos ensinou com tanto carinho e também teve o esforço da minha filha. Hoje eu sei escrever meu nome, faço continhas e daqui para frente e eu vou fazer medicina veterinária, eu sempre sonhei em estudar, minha família não me deu estudos, mas Deus me deu inteligência”, diz Eloilda.
Casado há 44 anos com Eloilda, o senhor Nildo pontua que um elemento importante para concluir o estudo, é ter o incentivo dentro de casa.
“Eu me formei com o amor da minha vida, o nosso encontro foi importante desde o início, temos três filhos, educamos nossos filhos e hoje é a nossa vez. A nossa filha nos proporcionou o estudo, e sem ele nós não somos nada. Ter estudo com minha esposa me deu motivação, porque quando chegava em casa um ajudava o outro e por isso tudo deu certo”, pontuou senhor Nildo
De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o programa é para alfabetizar pessoas com mais de 15 anos e que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.
“O nosso foco é alfabetizar e, para isso, escolhemos estrategicamente setores da cidade próximos aos bairros que pudessem favorecer os alunos que demonstraram interesse no ensino. Essas aulas acontecem durante o dia e a noite, com metodologias específicas para facilitar a alfabetização e nós estamos felizes em mais uma vez fazer parte da vida de tantas pessoas e mais do que isso, levar educação para todos”, pontua secretária de Educação, Elaine Lovatel.
“Um momento de tirar o fôlego e alegrar o coração de qualquer um que veio prestigiar uma formatura como essa. Os meus parabéns são para os alunos e também para o governo que investiu na educação, a gestão Miguel Vaz que não mede esforços para fazer a diferença na vida do cidadão luverdense e com certeza a educação muda a vida das pessoas”, finaliza vice-prefeito, Marcio Pandolfi.
Ao todo, são mais de 80 pessoas formadas desde o início do Programa em 2021, sendo 43 em 2023, 30 em 2022 e 10 em 2021.