Encerrou nesta semana a Campanha de Vacinação Antirrábica em Lucas do Rio Verde. Durante a ação, foram vacinados 14.531 animais, sendo 12.249 cães e 2.282 gatos das áreas urbana e rural. O montante representa 96,23% da meta estabelecida.
O desenvolvimento da campanha foi realizado pela Secretaria de Saúde, através das equipes de Vigilância Sanitária e Ambiental do município, com apoio da Atenção Básica e do curso de Medicina do Centro Universitário Unilasalle. A colaboração dos tutores, ao atender o chamado, foi fundamental para cuidado imunológico dos animais.
"O mais bonito dessa campanha é o envolvimento de vários profissionais que se empenharam em vacinar nossos animais, com objetivo de prevenir essa doença tão grave que é a raiva. Nós, da Secretaria de Saúde, agradecemos o empenho de cada um e também da população que aderiu à campanha”, pontua a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.
Realizada por meio do sistema de vacinação das UBSs nas áreas urbana e rural, a campanha também teve participação de vários profissionais das secretarias de Saúde e de Agricultura e Meio ambiente.
A vacina antirrábica é adquirida anualmente pelo Ministério da Saúde e repassada aos estados e municípios para a realização da campanha anual.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, cães, gatos e morcegos. É caracterizada por ser uma encefalite progressiva e aguda, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura.