A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) suspendeu as atividades presenciais dos campus de Cuiabá, Araguaia, Sinop e Várzea Grande desta quinta (16) e sexta-feira (17). A suspensão acontece por causa do intenso calor que tem atingido todo o Estado.
De acordo com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), todas as unidades da Instituição deverão manter as atividades de forma remota, utilizando as tecnologias disponíveis
A medida pretende diminuir a exposição ao sol, preservar e contribuir para o bem-estar diante do intenso clima quente, aponta o pró-reitor de Gestão de Pessoas, André Baptista Leite.
“A saúde e a qualidade de vida dos servidores e comunidade acadêmica são prioridades para a Progep e UFMT. Estamos considerando principalmente o alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que aponta que a temperatura média no estado pode chegar a 40°C nos próximos dias, com sensação térmica superior a 45°C”, ressaltou André.
Todos os eventos e atividades já programadas de forma presencial seguem normalmente.
Calorão
A onda de calor que se instalou sobre Cuiabá há duas semanas não vai dar trégua. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta vermelho de calor até a próxima sexta-feira (17). Essa já é a quarta vez que as temperaturas se elevam nessa intensidade. As previsões indicam que os termômetros podem chegar a 45 graus na Capital, mesmo com chuva.
O alerta vermelho emitido pelo Inmet prevê temperatura 5 graus acima da média por mais de cinco dias consecutivos em todo o estado. Há risco grave à saúde, uma vez que o calor extremo causa desidratação, fadiga e doenças respiratórias.