10/01/2024 às 09h38min - Atualizada em 10/01/2024 às 09h38min

Água de chuva não pode ser direcionada para rede de esgoto

Autarquia alerta sobre a importância do despejo da água pluvial, principalmente no período de chuvas intensas

- Flávia Araújo
ASCOM
Andrew Aragão

Com o período de chuvas, o maior problema enfrentado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, são as ligações irregulares entre a rede de drenagem pluvial (água de chuva) e a rede coletora de esgoto.

Os transtornos são vários, sendo o mais grave quando a água pluvial sobrecarrega a tubulação de esgoto que não foi projetada para suportar tanto volume, causando o entupimento ou a ruptura da tubulação, com o retorno de sujeira e dejetos nas residências e ruas.

 

A maneira correta de direcionar a água da chuva é a instalação de ralos e calhas ou até mesmo fazer a sua captação em cisternas, para que essa água possa ser usada depois em atividades domésticas, como a lavagem de calçadas e carros, sem nenhum problema.
 

Além de poder provocar mau cheiro e risco de doenças infecciosas, a ligação da rede pluvial à rede de esgoto traz outra dor de cabeça ao infrator responsável por sua irregularidade, uma multa de R$ 850,00, conforme o artigo 108 do Decreto nº 1.083, de 17 de junho de 2002.
 

É importante que cada cidadão tenha consciência da interligação correta nas tubulações, evitando os problemas devidos às chuvas de dezembro e janeiro. Assim, o Saae alerta para que os moradores verifiquem em seus imóveis se as ligações estão corretas e façam as devidas correções para evitar problemas futuros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp