Mais de 100 policiais militares e autoridades civis foram homenageados na solenidade de aniversário de 34 anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope), no Teatro Zulmira Canavarros, na capital.
Na ocasião, a unidade especializada da PM entregou a honraria “Moeda Honorífica do Bope” a personalidades e policiais militares pelos relevantes serviços prestados e parcerias com o trabalho desempenhado pela instituição.
“Agradeço aos policiais militares e ex-comandantes do Bope que conduziram essa unidade ao patamar que se encontra hoje, ao Governo do Estado por importantes investimentos, como aquisições de novos armamentos, viaturas, dentre outras ações. Cada policial do Bope é crucial para a consolidação das operações especiais em Mato Grosso”, ressaltou o comandante do Bope, tenente-coronel Fabiano Pessoa.
Homenageado com a “Moeda Honorifíca do Bope”, o secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, declarou que sente muito orgulho da unidade que combateu a modalidade “Novo Cangaço”, reconhecida no país inteiro por sua capacidade técnica e sucesso em suas atuações no combate à criminalidade.
O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, destacou os novos investimentos destinados pela atual gestão para a unidade especializada. “Ao final desta gestão, o Bope contará com 100% da planta de armamento renovada. Os novos fuzis entregues pelo Governo do Estado aos policiais do Bope são um dos melhores do mundo, a Polícia Militar de Mato Grosso é a única que possui esse armamento. O que será um dos maiores legados na Segurança Pública”, destacou.
O Bope foi fundado em fevereiro de 1988, possui 118 policiais e integra o Comando Especializado (Cesp), atendendo ocorrências de maior complexidade e potencial ofensivo, como roubo a banco, tráfico de drogas, assalto com refém, além das ações criminosas envolvendo o uso de artefato explosivo.
Em 2021, os policiais do Bope realizaram 14 operações, atenderam 117 acionamentos, prestaram 28 ações de apoio a outras unidades da PM e de outras instituições estaduais das Forças de Segurança, e realizaram 89 patrulhas bancárias. A equipe especializada antibomba atendeu 47 ocorrências e a equipe do Canil Bope atendeu 43 demandas.
Participaram da solenidade, o comandante adjunto geral da PM, coronel Daniel Lipi Alvarenga, dos deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Elizeu Nascimento, dentre outras autoridades civis e militares.