Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, a descentralização da Sema nos municípios é importante para agilizar os processos de licenciamento ambiental. E destacou o avanço que Lucas do Rio Verde tem nesta área.
“Nós já somos descentralizados desde 2006. Então grande parte das licenças ambientais nós fizemos aqui pelo município. No cronograma acontecerão visitas práticas, para que possamos mostrar como se faz e qual que é a segurança que se tem com licenciamento das atividades”, apontou o secretário.
O prefeito Miguel Vaz participou da abertura do evento e, destacou o ganho no desenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso e municípios com a descentralização.
“A descentralização representa um ganho de eficiência na entrega ao empreendedor. Os próprios municípios vão se estruturando nas suas sedes. Essa é uma ferramenta para acelerar o crescimento e o desenvolvimento econômico das cidades”, destacou.
O prefeito Miguel Vaz, também representou no ato, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires – Cidesa.
“Estou como presidente do consórcio Cidesa até o final do ano e, entendo que essa é uma pauta muito importante para os municípios da região, para que os profissionais públicos, servidores e profissionais liberais, saibam a importância da descentralização e o que pode trazer de benefícios para toda a região”, acrescentou.
A superintendente da Gestão de Desconcentração e descentralização da Sema, Hellen Farias Ferreira, acompanhada da equipe da Secretaria de estado de Meio Ambiente participam da capacitação.
“O principal é que nós mudamos um pouco o layout. Antes a gente fazia mais a parte teórica e um pouco menos de prática. Hoje o trabalho de prática é bem maior, porque é ali que você realmente entende o processo”, disse a superintendente.
A capacitação é dividida em etapas, sendo em primeiro momento de forma on-line e nesta fase de forma prática em Lucas do Rio Verde, com atividades das 07h às 17h.