A ação teve início após a equipe de inteligência do 12º Batalhão receber denúncias sobre a venda ilegal de armas de fogo na região.
As informações apontavam que a transferência das armas ocorreria em um local específico da zona rural. Com o apoio do Batalhão de Rondas Tático Móvel (Rotam), os policiais montaram campana no local indicado e abordaram um veículo Pálio branco ocupado pelos dois suspeitos.
Durante a revista, os militares localizaram uma pistola calibre .9mm com 83 munições escondidas no interior do veículo.
Questionados, um dos homens confessou que estava levando a arma para o segundo suspeito vender e que receberia uma quantia em dinheiro pela intermediação. O outro indivíduo, por sua vez, admitiu que pretendia vender a arma e que em sua residência havia mais materiais ilícitos.
Diante da confissão, as equipes da Rotam se deslocaram até a casa do segundo suspeito, onde localizaram uma espingarda calibre 36 e as 64 munições restantes, além de porções de maconha.
Diante do flagrante delito, os dois homens foram presos e conduzidos, juntamente com todo o material apreendido, para a Delegacia de Polícia de Sorriso, onde foram autuados pelos crimes de tráfico e comércio ilegal de armas e porte ilegal de drogas.